Social Icons

instagramtwitterfacebookinstagramlinkedinrss feedWhatsapp

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O ABBA COMO ESTÃO HOJE

Pra quem viveu nas décadas de 70 e 80 com certeza já dançou ao som de hits como S.O.S, Money, Money, Money, Super Trouper, Waterloo Mamma Mia e a clássica Dancing Queen. Aliás, Muita gente ainda hoje não resiste, ao ouvir algum desses clássicos grudentos e divertidos.
A banda, que encerrou suas atividades em 1982, começou como um conto de fadas, o vocalista e tecladista Benny Andersson se juntou com o guitarrista e vocalista Bjorn Ulvaeus, e a dupla começou a trabalhar em parceria. Mais tarde, Ulvaeus começou um relacionamento com Agnetha Faltskog, que já fazia sucesso nas paradas da época com o hit I Was So In Love, enquanto que Anderson   se envolveu com a também cantora Anni-Frid Lyngstad, também conhecida como Frida. E estava formado o Abba, que baseou seu sucesso exatamente na união das vozes dos quatro integrantes.

O grupo começou a despontar nas paradas quando ganhou o concurso de melhor canção da Eurovision com a música Waterloo. Outros singles de sucesso continuaram a manter o grupo no topo das vendas, como Dancing Queen, Mamma Mia, Knowing Me, Knowing You e The Name of The Game. Mas o grupo não podia durar eternamente, já que os casais se separaram, a dinâmica do grupo deixou de funcionar. O ABBA nunca anunciou oficialmente o seu fim. Os integrantes apenas informaram que queriam tirar férias. Mas na verdade as tais férias nada mais eram que o fim do grupo.

Veja o Vídeo:


Mas o que aconteceu com os integrantes do Abba?

Anni-Frid Lyngstad(Frida) lançou Something’s Going On, seu primeiro álbum solo, produzido por Phil Collins, e continuou a compor outros trabalhos, como Shine, de 1984, Djupa Andetag, de 1996, em 2004 gravou com Jon Lord (ex-Deep Purple) o single The Sun Will Shine Again, incluído no álbum de Lord intitulado Beyond the Notes. 
Frida casou-se em 1992 com o príncipe soberano Heinrich Ruzzo Reuss de Plauen, que morreu de câncer em 1999. Ao se casar com este príncipe ela tornou-se membro da realeza e passou a ser titulada como Sua Alteza Sereníssima a Princesa Anni-Frid Synni Reuss de Plauen. Antes da morte de seu marido príncipe outro trágico acontecimento ocorreu em 1998: sua filha Lise-Lotte morre num acidente automobilístico nos Estados Unidos. Em 2010, Frida grava o hino gospel Morning Has Broken para o álbum Reconnection, de Georg "Jojje" Wadenius, que trabalhou com músicas infantis e artistas consagrados da Suécia. Uma rádio sueca exibiu a música no dia 15 de setembro de 2010, antes do lançamento oficial em outubro. Frida hoje está com 69 anos e atualmente, mora na Suíça.



Agnetha Faltskog começou sua carreira solo em 1983 com Cant Shake Loose, produzido por Mike Chapman. No mesmo ano, lançou o single It’s So Nice To Be Rich/P&B, que fez sucesso na Suécia. Posteriormente, a cantora passou a lançar singles eventuais.
Em maio de 2013 Agnetha lança seu novo álbum de estúdio chamado "A", produzido por Jörgen Elofsson e Peter Nordahl, o primeiro single "When You Really Loved Someone" já havia sido lançado para download digital em março, juntamente com um vídeo. "A" ganhou 4 discos de ouro, um em cada país: Reino Unido, Austrália, Suécia e Alemanha. Atualmente, Agnetha vive em um subúrbio calmo de Estocolmo em sua fazenda, junto de sua filha, seu genro e três netos.




Benny Andersson Começou a escrever em 1983 o musical Chess, juntamente com o letrista Tim Rice (Jesus Cristo Superstar, Cats, Evita, etc). Um álbum foi lançado em meados de 1984 e em maio de 1986 o musical estreou no teatro West End, de Londres. Benny apresentou em 1987 seu primeiro álbum solo em vinte e três anos de carreira, "Klinga Mina Klockor", com a participação do grupo flautista Orsa Spelman. Em 2000, Benny forma a Benny Anderssons Orkester, também conhecida como BAO, onde tocam música folclórica tipicamente sueca. 
O disco de estreia sai em junho de 2001 e em 2004 é lançado o segundo, chamado simplesmente BAO. Ambos foram sucessos na Suécia. Atualmente Benny Andersson, com seus 68 anos, realiza pequenas apresentações com sua orquestra e com seus amigos flautistas do Orsa Spelman. Mora em Estocolmo, com sua esposa Mona, e sempre que pode, participa das estreias do musical produzido pelo seu amigo Björn, o Mama Mia!

Björn Ulvaeus também começou a investir em sua carreira solo, mas seu maior projeto foi o musical Chess, que contou com trilha sonora feita por ele e Andersson. Os dois escreveram a faixa-título de estreia de The Benny Andersson Band - The Story of a Heart, lançado em julho de 2009. Além disso, eles também se reúnem eventualmente para pequenas apresentações, nas quais sempre acabam celebrando a carreira do Abba tocando diversos hits. 

Björn(assim como Anderson) também fez uma ponta no musical Mamma Mia! vestido como um deus grego nos créditos finais do filme. Esse filme que faz uma homenagem ao grupo Abba e reinterpretar os maiores sucessos da banda. Atualmente Björn Ulvaeus, hoje com 70 anos, vive em Estocolmo, gerenciando as apresentações de seus musicais.


A volta do Abba aos palcos 

No dia 27 de abril de 2018, o ABBA anunciou retorno oficial com novas canções pela primeira vez em 35 anos e uma turnê para o primeiro semestre de 2019,
"Nós quatro achamos que, depois de 35 anos, pode ser divertido unir forças de novo e entrar num estúdio de gravação. Então fizemos isso”, afirmou o quarteto em um comunicado. A banda revelou ainda que uma das faixas, I Still Have Faith in You, será apresentada em um programa especial para a TV no fim deste ano.
“Pode ser que tenhamos envelhecido, mas a canção é nova” “É como se o tempo tivesse parado e voltássemos de umas férias curtas.”
No dia 27 de abril de 2018, o ABBA anunciou retorno oficial com novas canções pela primeira vez em 35 anos e uma turnê para o primeiro semestre de 2019, confirmando, assim, o fato de ser considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cujas vendas de seus álbuns são estimadas em 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia. 

>
data-href="https://celsobruno.blogspot.com/2015/06/oabbahoje.html" data-numposts="10">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...