Social Icons

instagramtwitterfacebookinstagramlinkedinrss feedWhatsapp

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

OS 15 PIORES ATENTADOS TERRORISTA DA HISTORIA


15. BOMBARDEAMENTO DA CIDADE DE OKLAHOMA

A capital e também a cidade mais populosa do estado norte-americano de Oklahoma, Localiza-se no centro do estado, no centro-oeste americano, o pior ato de terrorismo nos EUA antes dos ataques do 11 de setembro, foi o bombardeamento que ocorreu a 19 de abril de 1995, em Alfred P. Murrah Federal Building, um complexo de escritórios em Oklahoma, que custou a vida de 168 pessoas, 19 das quais eram crianças abaixo dos 6 anos, e deixou mais de 800 feridos. 
Ele também causou danos a 324 edifícios em um raio de 16 quarteirões, queimou 86 carros, quebrou as vidraças dos próximos 258 edifícios, resultando em 652.000 mil dólares no valor de danos. O autor, Timothy McVeigh, foi condenado à morte por injeção letal em 2001. Ele estacionou um caminhão Ryder que continha cerca de 2.300 kg de explosivos caseiros. A bomba era composta de nitrato amónico misturado com combustível, e nitrometano, um combustível altamente volátil; a esta mistura é conhecida como ANFO (por suas siglas em inglês: amonium nitrate, fuel oil). Noventa minutos depois da explosão, Timothy McVeigh, um veterano da Guerra do Golfo, foi preso enquanto viajava para norte de Oklahoma City por conduzir um veículo sem matrícula de circulação, e foi associado ao atentado.

14. BOMBARDEAMENTO DOS TRENS DE MADRID

Também conhecido como "11-M", este é considerado o mais trágico ataque terrorista na Europa, que ocorreu a 11 de março de 2004. A série de atentados sincronizados no trem cercania em Madrid, foram acreditados serem dirigidos por um grupo terrorista de inspiração Al-Qaeda. 

As explosões, que foram apenas 3 dias antes de eleições gerais em Espanha, mataram quase 200 pessoas.

13. ATENTADOS EM BAGDÁ

A capital do Iraque Uma das atrocidades intermináveis no Iraque, estes ataques terroristas envolvidos em 5 carros-bomba que explodiram em toda a cidade de Bagdá no dia 18 de abril de 2007. Essa violência, que visava os civis xiitas que ainda estava sendo reconstruída na época, foi uma reminiscência dos conflitos antes de a capital iraquiana ser garantida. 

Com cerca de 200 vítimas, veio assim como o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, anunciou que as forças iraquianas assumiriam o controlo da segurança do país no final do ano.

12. BOMBARDEAMENTO DE BALI

Considerado o mais mortal dos atos de terrorismo na história da Indonésia, este evento trágico ocorreu a 12 de outubro de 2002, em zona turística de Kuta. Isso resultou na morte de 202 pessoas, incluindo 38 locais. Os ataques a casas noturnas locais foram realizados por alguns membros da Jemaah Islamiyah, um grupo islâmico terrorista, 

com o uso de duas bombas colocadas em uma mochila carregada por homens-bomba e um carro-bomba, enquanto uma terceira bomba explodiu na embaixada dos EUA, em Denpasar.

11. ATAQUE BENTALHA, ARGÉLIA

Também conhecido como o "Massacre Bentalha," este evento trágico aconteceu de 22 a 23 de setembro de 1997, quando guerrilheiros armados invadiram a aldeia e mataram 200 a 400 de seus habitantes. Tudo começou com uma explosão perto dos laranjais no bairro de Hai el-Djilali em cerca de 23:30, seguido por assaltantes armados com metralhadoras, facões e espingardas de caça indo de casa em casa e abatendo homens, mulheres e crianças. 

Esta monstruosidade foi reivindicada pelo Grupo Islâmico Armado, que também foi responsável por outros massacres, incluindo a do Hais Rais.

10. BOMBARDEAMENTO DOS TRENS DE MUMBAI

A 11 de julho de 2006, uma série de 7 explosões foram ouvidas na estrada de ferro suburbana em Mumbai, que resultaram na morte de 209 pessoas e feriu outras 714. As bombas, que estavam dentro de panelas de pressão para aumentar a reação termo bárica, após queimadas, foram colocadas nos compartimentos de primeira classe e explodiram durante o trabalho na hora da tarde.

Realizada pela Lshkar-e-Talba e o Movimento Islâmico de Estudantes da Inida (SIMI), foi em retaliação à opressão percebida das minorias muçulmanas nas regiões de Gujarat e Caxemira.

9. BOMBARDEAMENTO DA CIDADE DE SADR

A 23 de novembro de 2006, este ataque envolveu uma série de carros-bomba e 2 ataques com morteiros. Um dos ataques terroristas mais trágicos em Bagdá, onde, pelo menos, 215 pessoas morreram, enquanto outras 257 ficaram feridas. Tendo como alvo favelas xiitas na cidade, que resultou em um toque de recolher de 24 horas e o encerramento do Aeroporto Internacional de Bagdá. 

Os muçulmanos xiitas também retaliaram, queimando 6 árabes sunitas vivos com querosene.

8. BOMBARDEIOS DA EMBAIXADA DOS EUA

Esta é uma série de ataques terroristas contra embaixadas dos EUA, nas cidades do Leste Africano de Nairobi e Dar es Slaam, a 7 de agosto de 1998, que foi o 8º aniversário da chegada das forças dos EUA na Arábia Saudita. As explosões caminhão-bomba eram ligadas ao grupo terrorista Al Qaeda local, liderada por Osama bin Laden. Os caminhões, que estavam carregados com 3 a 17 toneladas de materiais explosivos, detonaram altas simultaneamente, com mais de 200 mortos e milhares de feridos como resultado. 

Apesar de ter sido dirigida a instalações americanas, a maioria das vítimas eram cidadãos locais, com apenas 12 americanos mortos.

7. BOMBARDEAMENTO DO QUARTEL BEIRUTE

Um dos maiores atos de terrorismo na década de 1980, aconteceu no dia 23 de outubro de 1983, no auge da Guerra Civil Libanesa, quando dois caminhões-bomba explodiram perto da habitação dos EUA e de forças militares francesas. O ataque contra as forças multinacionais no Líbano foi reivindicado pela organização Jihad Islâmica, o nom de guere para o Hezbollah, que estava recebendo ajuda da República do Irã e Islã. 

Os explosivos, que eram o equivalente a 5.400 kg de TNT, resultaram no mais mortal número de mortos em um único dia para os EUA Marine Corps, com vítimas, que incluíam 241 soldados.

6. VOO PAN AM 103

Este evento aconteceu a 21 de dezembro de 1988 em um voo transatlântico Pan Am do Aeroporto de Heathrow em seu caminho para o Aeroporto Internacional JFK, em Nova Iorque. O Boeing 747-121, "Clipper Maid of the Seas," explodiu matando todos os 243 passageiros a bordo, bem como os seus 16 tripulantes antes que ele caísse em Lockerbie, na Escócia matando mais 11 no chão. Os 3 anos de investigação conjunta da polícia escocesa e do FBI dos EUA resultaram na prisão de 2 cidadãos líbios que foram entregues pelo líder líbio Muammar Gaddafi. 

Gaddafi também indemnizou as famílias das vítimas, embora sustentando que ele não ordenou o ataque que resultou em mais teorias da conspiração.

5. A GRANDE APREENSÃO DA MESQUITA

Este ato terrorista, que ocorreu entre 20 de novembro de 1979 e 5 de dezembro de 1979, foi uma aquisição pelos dissidentes islamistas de Meca, o lugar mais sagrado do Islã. O líder dos rebeldes, Mohammed Abdullah al-Qahtani, declarou que ele é o "Mahdi" ou "redentor" do Islã e todos os muçulmanos devem obedecê-lo. Centenas de peregrinos que estavam presentes para o "hajj" anual foram tomados como reféns e alguns deles foram mortos junto com os rebeldes em meio ao fogo cruzado que se seguiu para o controlo do local. 

O cerco terminou com a morte de 255 peregrinos e militantes e com 500 feridos.

4. ATENTADOS DE BOMBAIM

Este trágico atentado terrorista envolveu 13 explosões em Bombaim (agora Mumbai), na Índia. O ataque a 12 mar, em 1993, resultou na morte de 270 civis com mais de 700 feridos. Organizado por Dawood Ibrahim, o "don" do sindicato do crime D-Company, 

foi realizado como um ato de vingança contra o massacre muçulmano generalizado de dezembro para janeiro e a destruição do Babri Masjid.

3. O INCÊNDIO DO CINEMA REX

O incêndio, que aconteceu num cinema em Abadan, no Irã, a 19 de agosto de 1978, custou a vida de 470 pessoas, a maioria delas não identificadas devido à extensão das queimaduras. Quando um jornal iraniano informou que o incêndio foi iniciado por radicais islâmicos, 

o caso foi fechado pelo governo islâmico, no entanto, mais tarde foi descoberto que os militantes anti-Shah estavam por trás do fogo.

2. BOMBARDEAMENTO DAS COMUNIDADES YAZIDI

O ataque mais mortífero já cometido, depois do 11 de setembro, aconteceu a 14 de agosto de 2007, quando 4 atentados suicidas explodiram nas cidades de Yazidi e Jazeera. O ataque com carro-bomba mais mortal em grandes operações de combate aos EUA, que tinha estimado 796 vítimas, enquanto 1562 pessoas ficaram feridas. 

As 2 toneladas de explosivos que os 3 carros e um tanque de combustível realizadas em edifícios desmoronaram, prendendo todo mundo por baixo, enquanto outros naufragaram e achataram bairros inteiros.

1. 11 DE SETEMBRO 2001

A 11 de setembro de 2001, uma sucessão de quatro assaltos coordenados foi lançada pela al-Qaeda nas áreas de Nova Iorque e Washington DC. 4 aviões foram sequestrados por 19 homens e 2 desses aviões, a American Airlines Flight 11 e a United Airlines Flight 175, colidiram com as torres norte e sul do World Trade Center, Nova Iorque, que entrou em colapso dentro de duas horas e levou à destruição de edifícios próximos bem. 

O terceiro avião, o voo 77 da América, tinha como alvo o Pentágono, na Virgínia, enquanto o último, United Airlines Flight 93, cujo objetivo era o Capitólio em Washington, caíram em um campo na Pensilvânia, quando os passageiros tentaram dominar os sequestradores. Este evento catastrófico levou à morte de 3.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...