As Mulheres sempre tiveram um toque especial, seja criando ou aperfeiçoando coisas, para casa, trabalho ou dia-a-dia,
conheça agora Invenções criadas pelas Mulheres.
BOTE SALVA-VIDAS:
Invenções Criadas por Mulheres
Maria Beasley, queria criar um bote salva-vidas mais resistente, à prova de fogo e compacto. Até que em 1884, em uma exposição de Nova Orleans, ela apresentou um modelo, que era mais fácil de dobrar e armazenar, o bote era basicamente uma tábua de madeira. Beaseley patenteou sua ideia e foi responsável por outras invenções, como aquecedores de pé e uma máquina de barril de madeira, útil para a preservação de alimentos.
KEVLAR:
Invenções Criadas por Mulheres
Stephanie Kwolek trabalhou durante mais de 40 anos na empresa DuPont, onde acidentalmente criou uma fibra sintética leve e super-resistente, mais tarde chamada de Kevlar. A invenção surgiu quando Kwolek tentava desenvolver uma fibra mais leve para pneus de carro e foi patenteada em 1966. A fibra é um polímero resistente ao calor e mais resistente que aço por unidade de peso. Atualmente, Kevlar é aplicado em cintos de segurança, construções aeronáuticas, coletes à prova de bala e vários outros produtos.
ESCADA DE INCÊNDIO:
Anna Connelly em 1887 inventou as tradicionais escadas de incêndio, posicionadas ao lado de prédios. Por mais que a ideia já existisse e tenha passado por modernizações décadas mais tarde, a iniciativa de Connelly ajudou a aperfeiçoar a invenção na época em que construções começaram a ser renovadas e feitas com vários andares.
SERINGA MÉDICA:
Os primeiros tipos de seringa surgiram nos tempos romanos, mas sua evolução e melhorias podem ser creditadas a várias pessoas. Uma delas é Letitia Geer, que em 1899 recebeu a patente pela invenção de uma seringa com desenho adequado para ser usada apenas com uma mão, uma grande facilidade para a atividade médica.
SINALIZADOR NOTURNO:
Os sinalizadores noturnos, lançados em 1859, não foram uma ideia concebida totalmente pela empreendedora Martha Coston: após a morte do marido, Coston encontrou projetos em um de seus cadernos e dedicou dez anos de trabalho ao lado de químicos e especialistas em pirotecnia para tornar os planos realidade. A patente do produto, no entanto, creditou a invenção ao marido e citou seu nome apenas como “administradora”.
CAMA DE GABINETE DOBRÁVEL:
Em 1885, Sarah Goode foi a primeira mulher afro-americana a receber uma patente nos Estados Unidos. Por isso, sua invenção de cama com gabinete dobrável marcou a história e ainda ajudou as casas americanas a ganharem mais espaço com uma cama que poderia ser engavetada.
CORRETIVO LÍQUIDO:
Batizado de Liquid Paper em inglês (Papel Líquido, em tradução livre), o corretivo líquido usado especialmente como material escolar foi inventado por Bette Nesmith Graham, datilógrafa americana que começou a corrigir — em segredo — seus erros de digitação com tinta branca. Ela passou anos aprimorando uma fórmula na cozinha de casa até patentear a ideia em 1958. Por 47,5 milhões de dólares, a marca Gillette comprou sua empresa em 1979.
OS PAINÉIS SOLARES:
Maria Telkes foi uma das precursoras do aproveitamento da energia solar. Em 1947, com a ajuda da arquiteta Eleanor Raymond, desenvolveu o primeiro sistema de painéis solares para uso residencial, que aqueciam a sua casa.
A MÁQUINA DE FAZER GELADO:
Nancy Johnson inventou a primeira máquina de fazer gelado em 1843. Apesar de simples, a sua máquina foi a base para as máquinas atuais industrializadas.
ALGORITMOS:
Ada Lovelace é considerada a primeira programadora de computadores pela invenção dos primeiros algoritmos destinados a serem lidos por uma máquina, a «máquina analítica» de Charles Babbage.
CONEXÃO WIRELESS:
Além de atriz de Hollywood, famosa pelo longa “Ecstasy” (1933), a austríaca naturalizada norte-americana Hedy Lamarr foi a inventora de uma tecnologia que permitia controlar torpedos à distância, durante a Segunda Guerra Mundial, alterando rapidamente os canais de frequência de rádio para que não fossem interceptados pelo inimigo. Esse conceito de transmissão acabou, mais tarde, permitindo o desenvolvimento de tecnologias como o Wi-Fi e o Bluetooth.
SOFTWARE:
Grace Hopper, analista de sistemas da Marinha dos EUA,inventou em 1955 uma das primeiras linguagens de programação, o FLOW-MATIC. Foi a primeira linguagem semelhante à língua inglesa, e influenciou as linguagens de programação que se seguiram.
CERVEJA:
Segundo a pesquisa de Jane Peyton sobre as origens da cerveja, foram as mulheres que inventaram e aperfeiçoaram a bebida, já que eram as únicas a produzi-la há mais de 7000 anos na Mesopotâmia e na Suméria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário