A história desse app começa pelo fato curioso sobre a vida do seu criador. Jan Koum, fundador e CEO do WhatsApp, que nasceu em Kiev na Ucrânia e se tornou imigrante nos Estados Unidos ainda na infância, viveu pobreza em grande parte da sua vida.
Após trabalhar como Faxineiro para ajudar a família, Jan conseguiu entrar para a Universidade de San Jose, mas não concluiu o curso.
Anos após trabalhou no Yahoo onde conheceu seu amigo Brian Acton, com quem criou o aplicativo. Em 2009 especificamente, surgiu a ideia de criar o app, que daria uma reviravolta na sua vida. O aplicativo de mensagem seria disponibilizado apenas para Iphone, mas diante do tamanho do sucesso alcançado passou a ser distribuído para Android também.
Uma das políticas iniciais dos fundadores era desenvolver a melhor experiência possível para o usuário, por isso buscaram criar um aplicativo intuitivo e funcional cobrando as pessoas diretamente pelo serviço oferecido, evitando assim todo tipo de publicidade e pop-ups que pudessem gerar um ruído na comunicação ou no contato com a ferramenta.
As respostas para a criatividade e conduta dos dois amigos chegam hoje através dos números, os downloads do WhatsApp já ultrapassam a marca de 1 bilhão e continuam crescendo. O App de mensagens apresenta outros números impressionantes, contendo cerca de meio bilhão de pessoas utilizando ativamente todos os meses, enviando mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos a cada dia.
WhatsApp usa uma versão personalizada do padrão aberto. Após a instalação, ele cria uma conta de usuário usando um número de telefone como o nome de usuário (Jabber ID). Mensagens multimídia são enviadas através do carregamento da imagem, áudio ou vídeo para um servidor HTTP e enviando um link para o conteúdo juntamente com a sua miniatura codificada em Base64 (se aplicável). O WhatsApp também sincroniza com a agenda do telefone, para que os usuários não precisem adicionar contatos em uma agenda separada. Como todos os usuários são registrados com o número do telefone, o software identifica todos os usuários do WhatsApp entre os contatos registrados no telefone. Isto significa que o WhatsApp coleta dados dos contatos de todos os usuários, a fim de fazer tal equiparação conveniente, o que levanta questões óbvias de privacidade.
O Aplicativo chegou a uma marca que nenhum outro aplicativo de mensagens conseguiu alcançar, o que atraiu os olhares de outras grandes empresas do mundo virtual. Vendida por cerca de US$ 22 Bilhões, e após recusar a proposta bilionária da Google, o WhatsApp hoje pertence ao Facebook, mantendo os valores da empresa de acordo com a de seus criadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário