Social Icons

instagramtwitterfacebookinstagramlinkedinrss feedWhatsapp

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

10 VULCÕES ATIVOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO

Você sabia! Um único vulcão pode da um fim a vida humana na terra, Entre os mais de 1500 vulcões ativos, esses são os 10 vulcões mais perigosos que podem mudar o destino da humanidade.



MAUNA LOA – HAVAÍ

Mauna Loa é o maior vulcão escudo no mundo e é um dos 5 vulcões que compõem a ilha do Havaí no Oceano Pacífico. Mauna Loa tem estado em erupção regularmente nos últimos 700 mil anos, com sua mais recente erupção ocorrendo em 1984. Este vulcão tem a forma de um escudo, porque sua lava tem baixa viscosidade e é extremamente fluida. Portanto, a fluidez acelera a lava causando mais incêndios e ameaça para a população, embora as erupções não sejam tão explosivas.



VULCÃO TAAL – FILIPINAS

Taal é um vulcão cone de brasa localizado na ilha de Luzon, Filipinas, onde se encontra no meio do lago Taal. Fica somente a 50 quilômetros de Manila, que é a capital do país.... Este vulcão teve 33 erupções registradas desde 1572 e uma das mais devastadoras foi em 1911, onde matou milhares de pessoas. A última erupção registrada foi em 1977, mas tem mostrado sinais de agitação desde 1991, com forte atividade sísmica e fracturas no solo, assim como a formação de pequenos geysers de lama em alguns locais da ilha.
com um total estimado de mortes entre 5 a 6 mil pessoas durante todas as erupções. 


ULAWUN – PAPUA-NOVA GUINÉ

Ulawun é um dos mais ativos vulcões neste país com 22 erupções registradas desde 1700. As erupções deste vulcão originam de sua cratera central. A maior ameaça representada por Ulawun é um colapso estrutural catastrófico, que poderia gerar uma erupção que causaria devastação de quase 100 km² de terreno circundante pela sua altura. 
A erupção mais recente ocorreu aproximadamente às 7hs do dia 26 de junho de 2019, e foi rapidamente atualizada para uma grande erupção sub-Pliniana , com cinzas subindo para 19 quilômetros (62.000 pés). Mais de 5000 pessoas foram evacuadas e os voos para o aeroporto de Hoskins foram cancelados. A Lava cortou a principal estrada do pais em três locais diferentes.



MONTE NYIRAGONGO – REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Este vulcão é um dos mais ativos no continente africano, e fica localizado no Congo, uma das nações mais pobre do planeta. É bem conhecido por seus grandes lagos de lava, que com frequência aparecem em sua cratera. Ele entrou em erupção ao menos 34 vezes desde 1882, a incluir muitos períodos onde a atividade foi contínua por anos em uma época. A última erupção foi em 2002, que causou a perdas de 120 mil casas e 147 vidas perdidas. Desde então, o lago de lava tem sido ativo até hoje e cientistas afirmam que pode haver outra erupção em futuro próximo. 



MONTE MERAPI – INDONÉSIA

Localizado na ilha de Java na Indonésia, desde 1548, o Monte Merapi tem entrado em erupção regularmente e sua mais recente erupção foi em  25 de outubro de 2010, que deixou 14 mil desabrigados e 304 pessoas mortas. duas semanas depois outra erupção causou mais 69 mortes deixou dezenas de feridos. É o mais ativo vulcão na Indonésia. Também é considerada a montanha que produziu mais fluxo de lava que qualquer vulcão do mundo. 
Em 6 de julho de 2007,  uma mulher de 34 anos, de Hong-Kong, escorregou e caiu 100 metros abaixo dentro da cratera. Segundo notícias, ela foi até a cratera para tirar fotografias, desobedecendo os seus guias, antes de ela cair.


GALERAS – COLÔMBIA

Localizado no sul da Colômbia próximo à fronteira do Equador, Galeras tem estado ativo por ao menos 1 milhão de anos. Sua primeira erupção registrada foi por volta de 1580. Em 1993, os cientistas reuniram-se para uma conferência e uma erupção inesperada matou 6 cientistas e 3 turistas. Desde 2000, o vulcão entrou em erupção quase todo ano, jorrando para fora cinza e lava, causando tremores de terra na região que resulta em vidas ceifadas pelas erupções inesperadas.


SAKURAJIMA – JAPÃO

Sakurajima era uma ilha, mas se tornou ligada ao continente após a erupção em 1914.  
A atividade vulcânica em Sakurajima se tornou mais proeminente em 1955, e o vulcão tem entrado em erupção quase que constantemente desde então. Milhares de pequenas explosões ocorrem a cada ano, despejando cinzas a alturas de até alguns quilômetros acima da montanha. O Observatório do Vulcão Sakurajima foi criado em 1960 para monitorar estas erupções.
Em 11 de setembro de 2012, entrou novamente em erupção, cuja atividade foi registrada por 4 câmeras, instaladas para monitorar as atividades do vulcão. O governo informou que cinzas foram expelidas a 4,57 km de altura.

POPOCATÉPETL – MÉXICO

Este vulcão fica em torno de 55 quilômetros a sudeste da Cidade do México. onde aproximadamente 9 milhões de pessoas estão dentro do seu raio de explosão. Ele entrou em erupção mais de 20 vezes desde 1519. É um grande pico coberto por uma camada glacial, em 2019 o vulcão entrou diversas vez em erupção jogando cinza vulcânica a quilômetros de altitude.



MONTE VESÚVIO – ITÁLIA

Esta é a região vulcânica mais densamente populosa em todo o mundo e tem uma história de atividade que faz deste um dos vulcões mais perigosos do mundo. Ele entrou em erupção pela última vez em 1944, mas tem um ciclo de erupção de apenas 20 anos. É famoso por sua erupção no ano 79, que levou à destruição das cidades romanas de Pompéia e Herculano. As ruínas deste vulcão estão ai para contar a história. 


Os estudos da erupção de 79 foram comparados à erupção da Idade do Bronze, adiantando suposições de um possível futuro desastre. Supõe-se que, quanto mais tempo ele permanecer adormecido, pior será a erupção, pois, cientistas confirmam que se o Vesúvio entrar em erupção novamente, destruirá o país da Itália inteiro, mostrando tamanha força de erupção.



CALDEIRA DE YELLOWSTONE – ESTADOS UNIDOS

A Caldeira de Yellowstone é uma caldeira vulcânica situada no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, por vezes designada como Supervulcão de Yellowstone.
Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistiriam por meses ou até por anos. Sua cratera tem 90 quilômetros de extensão.


Uma erupção vulcânica poderia ejetar material superior a mil km³, cerca de 1 milhão de vezes maior do que a maioria das erupções vulcânicas históricas. E tem o potencial de acabar com o oeste dos Estados Unidos, e alterar o curso da história humana ou talvez causar o fim do mundo, como a erupção dele causaria outros vulcões em erupção! Sua atividade vulcânica tem aumentando e está sempre pronto para explodir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...