Social Icons

instagramtwitterfacebookinstagramlinkedinrss feedWhatsapp

domingo, 16 de julho de 2023

O Reino do Rei Davi Foi Encontrado. Afirma Arqueólogo

Cinco cidades fortificadas perto de Jerusalém foram governadas pela figura bíblica em 1000 AC.

Um arqueólogo afirma que as ruínas de cinco cidades fortificadas fora de Jerusalém pertenciam ao mesmo reino governado pela figura bíblica do rei Davi. Yosef Garfinkle, da Universidade Hebraica de Jerusalém, acredita que as cidades datam do início do século 10 aC, cerca de 200 anos antes do que se pensava, colocando sua construção na época de Davi.

O estudo de Garfinkel, publicado em junho, descreve todas as cidades com duas paredes paralelas no centro e estradas organizadas, sugerindo que a rede estava conectada a um reino.

Embora as cidades tenham sido descobertas separadamente, o arqueólogo afirma ser o primeiro a ligar os pontos - determinando que são uma rede urbana organizada construída por volta de 1000 aC. E o rei Davi governou de 1104 a 960 aC durante a Idade do Ferro.

Davi foi um menino pastor que se tornou o terceiro e mais importante rei de Israel por volta de 1000 aC, quando uniu todas as tribos de Israel sob um único monarca - mas a história foi contestada devido à falta de evidências. 

Os locais das ruínas estão em Khirbet Qeiyafa, Tell en-Naṣbeh, Khirbet ed-Dawwara, Lachish e Beth Shemesh, ao norte e oeste de Jerusalém.

Descobriu-se que a cidade fortificada em Khirbet Qeiyafa, escavada de 2007 a 2013, incluía dois portões, duas praças, uma muralha de casamata, um cinturão periférico de edifícios adjacentes à muralha da cidade, um grande edifício com pilares e um grande edifício público ocupando a parte mais alta ponto do local.

Uma casamata consistia em duas mais finas, paralelas, com espaço vazio entre elas. Beth Shemesh está localizada no norte de Shephelah, a cerca de um dia de caminhada de Jerusalém e foi descoberta em 1911.

“Uma fotografia desta muralha da cidade mostra duas casamatas construídas com pedras maciças, como seria de esperar para a fortificação de uma cidade”, diz o estudo.

Tell en-Naṣbeh, também a meio dia de caminhada de Jerusalém, foi escavado de 1926 a 1935. Sete expedições diferentes escavaram extensivamente o local desde 1932 até hoje.  A cidade antiga também foi encontrada cercada por um muro. 

Garfinkel determinou a idade de todos os cinco usando caroços de azeitona encontrados espalhados nas ruínas, o que ele fez por meio de datação por carbono.

A datação por carbono 'baseia-se no fato de que organismos vivos - como árvores, plantas, pessoas e animais - absorvem carbono-14 em seus tecidos', de acordo com a Universidade de Chicago.

'Quando eles morrem, o carbono-14 começa a se transformar em outros átomos ao longo do tempo. Os cientistas podem estimar há quanto tempo o organismo está morto contando os átomos de carbono-14 restantes.

Garfinkel também descobriu  várias inscrições protocananitas e cananeias em alguns dos locais, indicando uma demanda crescente por comunicação que marca uma autoridade centralizada e um reino forte, afirmou.

Colegas arqueólogos não estão convencidos da afirmação de Garfinkel.  

O professor Aren Maeir, arqueólogo da Universidade Bar Ilan, disse ao The Times of Israel: “Acho que é uma simplificação excessiva e ele está achatando os detalhes. 

“Há muitos pequenos detalhes com os quais não concordo e há generalizações em um amplo período que são problemáticas.

'É como quando um pescador fala sobre o tipo de peixe que ele pescou e, a cada história, seus braços ficam cada vez mais largos.

'É uma sardinha, uma cavala ou uma baleia azul? Se você ler o texto bíblico e interpretá-lo literalmente, então é uma baleia azul. 

'Acho que provavelmente havia um pequeno reino em Jerusalém, mas não sabemos a influência que esse reino teve.' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...