As Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation (NOWC). A seleção foi feita mundialmente por votos gratuitos pela internet e ligações telefônicas.
Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Então, Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitetônico.
A Necrópole de Gizé, no Egito, foi retirada da lista de finalistas para receber o título de "Maravilha Honorária", restando apenas 20 finalistas que foram novamente submetidos a votação livre.
Apesar de nada se mencionar sobre os monumentos do hinduísmo, os quais são inúmeros em todo o planeta, as Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007 (07/07/07), numa cerimônia no Estádio da Luz em Lisboa, Portugal. Foram escolhidos apenas monumentos de culturas já extintas e um do cristianismo, que é o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), ficando relegados monumentos como a estátua de Murugan na Malásia, estátuas gigantescas de Shiva e Hanuman na Índia, entre outras. O concurso não contou com o apoio da UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas.
Vejas às Sete maravilhas do mundo moderno escolhidas através do voto popular:
Necrópole de Gizé (Título honorário)أهرامات الجيزة
Também chamada de Pirâmides de Gizé, Guizé ou Guiza, é um sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito construido em 2589 a.C.
A Necrópole de Gizé, no Egito, por ser a única remanescente das sete maravilhas do mundo originais, por isso, recebeu o título honorário.
Muralha da China 万里长城 Wànlǐ Chángchéng
A Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Início da construção: 700 a.C. Inauguração: 206 a.C.
Petra البتراء Al-Batrā
Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba, perto do Monte Hor e do Deserto de Zin. Contrução: 312 a.C.
Coliseu Colosseo
O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Início da construção: 70 d.C. Inauguração: 80 d.C. Localização: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma, Itália
Pirâmide de Kukulcán
Machu Picchu
Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"),[1] também chamada "cidade perdida dos Incas",[2] é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, no Peru. Foi construída no século XV.
Taj Mahal ताज महल تاج محل
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Inaugurado em 1648.
Cristo Redentor
O Cristo Redentor é uma estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Início da construção: 1922 Inauguração: 12 de outubro de 1931.
Nenhum comentário:
Postar um comentário