Social Icons

instagramtwitterfacebookinstagramlinkedinrss feedWhatsapp

domingo, 6 de fevereiro de 2022

O RELOGIO DO JUIZO FINAL

Em 1945, Albert Einstein e outros pesquisadores da Universidade de Chicago criaram o Bulletim of the Atomic Scientists (BAS, Boletim de Cientistas Atômicos). Os mesmos, infelizmente, participaram do Projeto Manhattan, o qual criou a bomba atômica americana. Porém, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, os integrantes do comitê desse boletim ficaram assustados com os resultados do conflito e criaram o Relógio Simbólico.
 
O ano de 2022 marca o 75º aniversário do Relógio do Juízo Final, um instrumento hipotético, que indica o quão perto estamos da aniquilação da humanidade. Durante uma cerimônia no dia 20 de janeiro, uma equipe de acadêmicos divulgou a nova marcação do relógio.

Anualmente, um grupo de consultores, pesquisadores e especialistas em políticas avaliam o estado do mundo e indicam a localização dos ponteiros do relógio. A media que os ponteiros se aproximam da meia-noite, também está mais próximo o fim da humanidade.

Durante o nascimento do relógio, as maiores ameaças contra a existência da humanidade eram as armas nucleares. Porém, nos dias atuais, os riscos mais iminentes são resultados da mudança climática. No entanto, em 2020, além do aquecimento global, uma pandemia assustou todos os cientistas.
O mundo vivenciou uma catastrófica pandemia que matou mais 5 milhões de pessoas no mundo.
Alguns índices perigosos preocuparam ainda mais a comunidade acadêmica. Sendo eles: aumento do nível do mar, queimadas em florestas tropicais e o risco do derretimento da conhecida “Última Área de Gelo” na Antártica.

A decisão dos cientistas foi para a manutenção dos ponteiros do Relógio do Juízo Final em 100 segundos para meia-noite. A mesma marcar que estava em 2020. Apesar da preservação do índice, isso não expressa nenhum alívio.

No relatório da cerimônia, os cientistas pediram para que os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos firmem acordos para diminuir o acesso às armas nucleares até 2022. 
E que os outros países construam e coloquem em prática projetos de descarbonizarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...